segunda lei de Mendel.
Lei da segregação independente.
A segunda lei de Mendel diz a repeito da herança de duas ou mais características, ela estabelece de que cada par de alelos se separem de maneira independente de outros pares de alelos durante a formação de gametas. Ela foi baseada na análise da herança de duas ou mais características acompanhadas ao mesmo tempo.
Como ocorre a herança de duas característica?
Para estudar a herança de duas características, Mendel realizou alguns cruzamentos entre plantas de linhagem puras para duas características distintas
Plantas de linhagens puras originadas de sementes amarelas e lisa VVRR foram cruzadas com plantas de linhagens puras originadas de sementes verdes e rugosas vvrr.
Na descendência direta desse cruzamento chamada de geração F¹, todas as ervilhas resultantes eram amarelas e lisas VvRr, apresentando assim duas características dominantes.
Após este experimento, Mendel permitiu a a autofecundação da geração F¹, e obteve a geração F² , 556 segmentos com combinação das quatro variedades abordadas amarelas e lisas, amarelas e rugosas, verdes e lisas e verdes e rugosas.
Quando ele contou quantas sementes apresentavam em cada uma combinação, ele obteve 315 sementes amarelas e lisas, 101 amarelas e rugosas, 108 verdes e lisas e 32 verdes e rugosas.
Observe que considerando apenas uma característica isoladamente, o padrão de herança encontrada nesse cruzamento é o mesmo descrito na primeira lei de Mendel, como no caso da característica da cor das sementes, a geração F² que gerou 416, 315+101 ervilhas amarelas e 140, 108+32 ervilhas verdes que corresponde a proporção 3:01
Considerando as duas características simultaneamente, esses valores correspondem a proporção aproximada de 9:3:3:1 que significa que pra cada 16 indivíduos de F², 9 são originados de sementes amarelas e lisas V_R_ , 3 de sementes amarelas e rugosas V_rr, 3 de sementes verdes e lisas e 1 de sementes verdes e rugosas vvrr.