sexta-feira, 30 de junho de 2023

Ausência de dominância

 Ausência de dominância:

Ausência de dominância ou dominância incompleta é quando nenhum dos alelos que condicionam uma características apresenta dominância completa sobre os outros e se fala em herança com dominância incompleta. 



Em alguns dos casos os indivíduos heterozigotos apresentam um fenótipo intermediário em relação ao homozigotos. 
Homozigotos: Nas plantas maravilha podem apresentar flores com a coloração vermelha ou branca, FvFv/ FbFb. 
Heterozigotos: Apresentam flores com a coloração rosa, FvFb.








Isso acontece porque o alelo Fv codifica a produção normal de pigmento vermelho enquanto o Fb não.
Os filhos de um cruzamento entre homozigotos com fenótipos diferentes,apresentam um fenótipo intermediário em relação aos genitores.






quinta-feira, 29 de junho de 2023

radiações e contaminação celular

 Radiações e contaminação celular:

A radiação pode causar dois tipos de danos no corpo (a destruição das células com o calor e, ionização e fragmentação das células).



Grandes doses de radiação podem causar mortes celulares e doses mais baixas podem interceder nos sistemas de reparo molecular endógeno, na homeostase e na proliferação celular. podem também resultar em hipoplasia progressiva, atrofia, e com algum tempo fibrose dos tecidos, etc.

Mendel e suas leis

Mendel e suas leis: 


Já falamos sobre Mendel, agora vamos falar sobre suas leis.  1° lei de Mendel: Como já falamos Mendel se tornou conhecido por seus experimentos com planta de ervilha. Em suas pesquisas ele começou a achar padrões de herança e estabeleceu as leis que hoje carregam o seu nome. 

primeira de lei de Mendel:

As plantas de ervilha eram extremamente favoráveis  por serem simples de cultivar e manipular. por possuíam diversas características eram constantes e fáceis de observar.
Em seus experimentos Mendel realizava cruzamentos  entre as plantas de diferentes linhagens puras, na qual apresentavam variedades próprias para as mesmas características. Os cruzamentos podiam ocorrer por autofecundação, ou seja, Todas as características de um individuo são determinados por genes, que se separam durante a formação dos gametas, fazendo com que o pai e a mãe transmita apenas um gene para seu descendente.


segunda lei de Mendel:

Diz a respeito a herança de duas característica, (Mendel realizou cruzamentos entre plantas de linhagens puras para duas características distintas), em um experimentos as plantas de linhagens puras  originadas amarelas e lisas chamada VVRR foram cruzadas com plantas de linhagens puras originadas verdes e rugosas vvrr.
Geração F¹: Descendência direta desse cruzamento, todas as ervilhas resultantes eram amarelas e lisas VvRr, representando as duas características dominantes. Depois de um tempo, Mendel permitiu a autofecundação da F¹, na qual obteve a F².
Geração F²: Na f² obteve 556 com a combinação das 4 (quatro) sementes citadas acima (amarelas e lisas, amarelas e rugosas, verdes e lisas, e verdes e rugosas).  



Separação independentes dos fatores dos gametas:


 Separação independente dos fatores dos gametas:

Mendel sugeriu que os fatores das diferentes características se separam independente durante a formação dos gametas e são transmitidos de modo independente para a geração seguinte. As plantas das geração F, podem transmitir quatro tipos de gametas, enquadrando a combinação de fatores: VR, Vv, vR ou vr. Na fecundação os gametas se unem e as características encontradas na geração F², dependerão das combinações dos fatores. Ou seja, é conhecida como lei da segregação independente e estabelece que alelos para duas ou mais características se distribuem na formação dos gametas.                                                                                                                    





Bases nitrogenadas- DNA e RNA

 Bases nitrogenadas- DNA e RNA:

As bases nitrogenadas são compostos químicos que possuem nitrogênio em sua composição. Constituído por anéis levemente alcalinos, que contém: "Nitrogênio, "molécula de carbono e 5 (cinco) de carbonos"   Subdivisão dos "ácidos nucléicos DNA e RNA" : Purinas e pirimidinas
 


purinas: */*: Adenina e Guanina, são maiores e contém mais de um anel, ao contrário das 
pirimidinas: */*/*: Citosina, uracila e timina, que são menores e possuem apenas 1 (um) anel.
Elas se combinam especificamente para formar o nucleotídeo. Assim: Adenina e timina, cotosina e guanina duas purinas e duas pirimidinas, se ligam por meio da ponte de hidrogênio, para formar o DNA, mas se substituir a timina pela uracila, se obtém o RNA. 


os erros inatos do metabolismo e a genética

 os erros inatos do metabolismo e a genética Erros inatos do metabolismo (EIM) são um grupo de doenças genéticas que resultam de defeitos e...