quinta-feira, 20 de julho de 2023

membranas plasmáticas:

 Membranas plasmáticas:

Membranas plasmáticas ou (plasmalema), é formada por uma dupla camada de lipídios e proteínas, na qual várias proteínas estão inserida. Essa membrana circunda todas as células e garante a separação entre o meio interno e externo. 


Lipídios: Se destacam por apresentarem uma região hidrofóbica e uma região hidrofílica. Na membrana plasmática, a primeira está voltada para o centro da membrana e, a segunda para a superfície externa e interna da membrana.

Proteína: As proteínas estão dispostas por toda membrana plasmáticas. Em algumas regiões elas estão inserida totalmente na membrana, em algumas ocasiões as proteínas atuam formando canais que servem para a passagem de substâncias.

Glicocálice: Essa área é mal delimitada e formada por cadeias glicídicas dos dos glicolipídios e glicoproteínas que estão presente na própria membrana. A  glicocálice está relacionada aos processos de: proteção contra lesões , reconhecimento de molécula e adesão celular.

Proteína de membrana: Ela exerce várias funções  como: transporte de substâncias, atividades enzimáticas e a comunicação entre células. As proteínas presentes na membrana plasmáticas são as: proteinas integraiss e periférica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

os erros inatos do metabolismo e a genética

 os erros inatos do metabolismo e a genética Erros inatos do metabolismo (EIM) são um grupo de doenças genéticas que resultam de defeitos e...