quinta-feira, 20 de julho de 2023

membranas plasmáticas:

 Membranas plasmáticas:

Membranas plasmáticas ou (plasmalema), é formada por uma dupla camada de lipídios e proteínas, na qual várias proteínas estão inserida. Essa membrana circunda todas as células e garante a separação entre o meio interno e externo. 


Lipídios: Se destacam por apresentarem uma região hidrofóbica e uma região hidrofílica. Na membrana plasmática, a primeira está voltada para o centro da membrana e, a segunda para a superfície externa e interna da membrana.

Proteína: As proteínas estão dispostas por toda membrana plasmáticas. Em algumas regiões elas estão inserida totalmente na membrana, em algumas ocasiões as proteínas atuam formando canais que servem para a passagem de substâncias.

Glicocálice: Essa área é mal delimitada e formada por cadeias glicídicas dos dos glicolipídios e glicoproteínas que estão presente na própria membrana. A  glicocálice está relacionada aos processos de: proteção contra lesões , reconhecimento de molécula e adesão celular.

Proteína de membrana: Ela exerce várias funções  como: transporte de substâncias, atividades enzimáticas e a comunicação entre células. As proteínas presentes na membrana plasmáticas são as: proteinas integraiss e periférica.

domingo, 16 de julho de 2023

Organelas citoplasmáticas e suas funções:

Organelas citoplasmáticas e suas funções:

As células são as unidades básicas da vida e, podem ser encontrada em todos os seres vivos e são composta por várias estruturas chamadas de organelas.  As organelas citoplasmáticas são pequenas estruturas localizadas no citoplasma, a sua função é garantir o bom funcionamento das células. 



As principais organelas celulares são:

Mitocôndria- Respiração
Ribossomos- Ligação de aminoácidos
Retículo endoplasmático- Produção de proteínas 
Complexo de Golgi- Armazenamento
Lisossomos- Digestão 
peroxissomos- Oxidação
vacúolos- Reservas e plastos


segunda-feira, 3 de julho de 2023

Probabilidade genética

 Probabilidade genética:

Nos estudos da genética é muito comum o uso da probabilidade para achar o resultado de cruzamentos, como:
A característica de uma família pode permitir identificar o genótipo dos indivíduos. Como visto no exemplo acima,suponhamos que um casal "saudável", tenha um filho afetado por uma doença genética que segue um padrão de herança, sendo podemos apontar que o filho tem dois alelos recessivos aa, um foi herdado do pai e outro da mãe. Mas como os pais não são afetados pela doença, devem possuir uma cópia do alelo dominante. Podemos concluir então que os dois são heterozigotos e apresentam genótipo Aa.  

Na imagem ao lado nos mostra, um homem e uma mulher que possui pigmentação normal, cujo o homem é filho de pai normal e uma mãe albina, e a mulher filha de uma mãe normal com um pai albino.

os erros inatos do metabolismo e a genética

 os erros inatos do metabolismo e a genética Erros inatos do metabolismo (EIM) são um grupo de doenças genéticas que resultam de defeitos e...