Biologia sintética X biologia tradicional:
biologia sintética
- Definição: É uma disciplina emergente que combina biologia, engenharia e ciências da computação para projetar e construir novos sistemas biológicos e organismos com funções específicas que não existem na natureza.
- Objetivo: Criar organismos e sistemas biológicos artificiais que realizem tarefas específicas, como produção de bioenergia, biossensores e novos medicamentos.
- Métodos: Utiliza engenharia genética avançada, design de circuitos biológicos e construção de novos genes e vias metabólicas.
- Exemplos: Bactérias projetadas para produzir medicamentos, organismos que detectam poluentes ou criam biofabricação de materiais.
biologia tradicional:
- Definição: Refere-se ao estudo dos organismos vivos e seus processos naturais utilizando métodos e técnicas estabelecidos ao longo do tempo.
- Objetivo: Compreender a biologia dos organismos, suas interações e processos naturais sem alterar ou criar novos sistemas biológicos.
- Métodos: Inclui pesquisa em ecologia, fisiologia, genética, evolução e outras áreas através de observação, experimentação e modelagem.
- Exemplos: Estudo das funções celulares, comportamento animal, e interações ecológicas naturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário