quarta-feira, 19 de abril de 2023

intérfase

 intérfase: 

 A intérfase é a fase na qual as células passam geralmente a maior parte da sua vida, correspondente ao período que antecede a divisão celular M. Ou seja é o intervalo entre duas divisões celulares, sendo o estágio com a maior atividade metabólica, realizando praticamente todos os processos da síntese necessários para seu desenvolvimento.  Assim ocorrendo o crescimento celular e sua preparação para a divisão das células.

                                                                                

 A intérfase abrange três fases: G1, S e G2.                                                                                                

 Fase G1: Do inglês gap- intervalo.  Etapa onde acontece a duplicação do DNA, caracterizado-se por uma intensa produção de RNA e proteínas diversas. Sendo assim, a fase G1 é o período que antecede a duplicação do DNA  e é caracterizado pelo aumento do tamanho da célula e metabolismo celular.

Fase S: do inglês synthesis- Sintese.  Etapa onde ocorre a duplicação do DNA, no final deste processo, a célula terá o dobro de DNA, que no final da divisão permitirá que sejam formadas duas células idênticas com o mesmo número de cromossomos, sendo assim as células-filhas ficam idênticas à célula-mãe.

Fase G2: Etapa onde a célula volta a produzir proteínas ativamente. tanto G1 quanto G2 apresentam pontos de checagem feita por moléculas de controle, ou seja verificar o que foi produzido na célula. Caso um DNA  apresente dano ou erro, o ciclo celular age para corrigir o problema, ou ocorre uma morte celular.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

os erros inatos do metabolismo e a genética

 os erros inatos do metabolismo e a genética Erros inatos do metabolismo (EIM) são um grupo de doenças genéticas que resultam de defeitos e...