Divisão celular
O ciclo celular tem um período limitado que termina em morte ou na divisão celular e o consequente surgimento de novas células. Como sabemos, todos nós seres humanos somos oriundos de uma única célula denominada. ela é a célula-ovo ou zigoto, essa célula então, por meio de sucessivas divisões, propiciou a formação do nosso organismo, ou seja, a divisão celular é o processo que ocorre em todos os seres vivos, no qual célula-mãe, origina duas ou quatro células-filhas. Essas divisões que propicia o nosso organismo em trilhões de células que nos conferem uma estritura harmoniosa.
São elas:
Células somáticas- conjunto onde formam o corpo do indivíduo, células somáticas então, são todas as células de de um organismo multicelular com a exceção dos gametas- células reprodutivas
Célula germinativa- destinada a perpetuação da espécie, célula germinativa então, são as células que originam os gametas, ou seja, dão origem a todas as vidas que usam sexo pra reprodução.
Ao atingir o estado de processo reprodutivo, produz os gametas haplóides N, a partir das células germinativas. Quando um gameta masculino se funde com um feminino forma-se um novo zigoto- diplóide 2N. Que originará um novo indivíduo, dotado de células somáticas e germinativas haplóides. Sendo assim podemos distinguir nos seres vivos em geral dois tipos básicos de divisão celular.
São elas: mitose e meiose
Mitose- processo no qual as células-filhas receberão o mesmo numero de cromossomos da célula-mãe. ou seja ocorre a duplicação de cromossomos para cada divisão do núcleo, transformando uma célula-mãe em duas células-filhas .
Meiose- é a divisão em que as células-filhas receberão metade do numero de cromossomos existentes na célula-mãe, no qual leva a formação de quatro células-filhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário