A influência da sociedade nos ciclos biogeoquímicos:
A influência dos ciclos biogeoquímicos é significativa e muita das vezes pode ter efeitos diversos sobres esses processos vitais para o funcionamento do ecossistema. Os ciclos biogeoquímicos referem-se aos elementos químicos essenciais, como: carbono, nitrogênio, fósforo e água.
Ciclo do carbono: A queima de combustíveis fósseis, como o (carvão, petróleo e gás natural) para energia, transporte e indústria libera grandes quantidades de dióxidos de carbono (CO2) na atmosfera contribuindo para o aquecimento global, efeito estufa e as mudanças climáticas.
Desmatamento: A remoção de florestas, que são sumidouros naturais do carbono, libera grandes quantidades de carbono na atmosfera.
Ciclo do nitrogênio: Atividades humanas, como agricultura e indústria, liberam óxido nitroso(N20), um potente gás de efeito estufa e e destruidor da camada de ozônio.
Fertilizante: A agricultura intensiva utiliza grandes quantidades de fertilizantes nitrogenados, que podem causar a poluição da água por meio da lixiviação de nitratos, os fertilizantes nitrogenados aumentam a disponibilidade de nitrogênio no solo, (levando a problemas como a eutrofização de rios e lagos
Ciclo do fósforo: O uso excessivos dos fertilizantes fosfatados na agricultura pode causar a lixiviação de fósforo nos ecossistemas aquáticos contribuindo para a poluição da água.
Ciclo da água: A construção de barragens ou canais pode alterar o fluxo da água afetando o ecossistema aquático.
A descarga de poluentes industriais. resíduos agrícolas e esgotos nas águas superficiais prejudica a qualidade da água e a saúde do ecossistema aquático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário